Skip to content

Narguilê, arguile, naguilé, shisha, hookah

11/11/2009

arguilepeq

Bom, eu aqui, voltando ao meu cotidiano, vagarosamente, alegremente (ri demais na segunda-feira), e vem uma p*ta d’uma febre me atacar, com dores de cabeça e na vista e… aaaaaaaahh! essa moleza no corpo é tenebrooosa!

Voltando ao texto referente ao título, hoje irei abordar o que eu acho sobre a famosa narguilê/narguilé (fale como quiser, eu prefiro shisha).

Sem mais delongas, para mim, eu reprovo o uso deste tipo de coisa, não vejo beleza e muito menos nada cool, quanto menos elegância. Mas este é um conceito meu.

Sempre suspeitei de que seria algo ruim para a saúde, aliás, para mim tudo o que é “tragável” e que tem seu ciclo a desenrolar nos pulmões nunca há de se FAZER bem à saúde, e, não sendo hipócrita, eu até vejo certo charme em charutos, mas este é um post à parte.

Sim, sim, como pode perceber eu não vim aqui falar bem sobre as famosas shisha’s,well, como eu pretendo fazer do blog um site “democrático” irei abordar alguns pontos positivos (se houverem).

As principais doenças respiratórias causados pelo trago de tabaco (presente também em narguilês) são:

Bronquite;
Câncer de pulmão;
Enfisema nos pulmões;
Infecções respiratórias;
Redução da capacidade de aprendizado e memorização;
entre outras.

Temos que compreender que narguilê também causa outros tipos de doenças as: infecciosas.

“Segundo o Dr. Sérgio Ricardo Santos, Presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o narguilê causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas – já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo sem a devida esterilização. Vale lembrar que o seu uso é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro”.

Lekaaaaaaaaaal, agora se lembrem quando chamarem os amigos e estiverem cansados de dizer: “Vamos, vamos fumar narguilê” agora digam: “Vamos, vamos pegar herpes da fulana!” – ah! me desculpem, mas é o meu ponto de vista… Trágico!

E não pára por ai não, vale lembrar que a shisha também pode causar doenças cardíacas e/ou hepatite.

Porém, como de acordo, um ponto positivo retirado de uma pesquisa feito no Wikipédia: “Contrapondo estes estudos, Kamal Chaouachi entende que, embora o narguilé tenha efeitos nocivos à saúde, é possível que eles sejam menores que os do cigarro (por exemplo, em relação ao câncer de pulmão). Ele tece ainda severas críticas aos principais estudos sobre o narguilé (inclusive à nota OMS). Segundo ele, a maioria deles têm problemas metodológicos (como não distinguir entre usuários exclusivos e os que são fumantes ou ex-fumantes de cigarros) e ignoram os resultados de importantes estudos sociológicos, etnológicos e antropológicos sobre o assunto.

Será que isto basta como ponto positivo? Dexôpensar… NÃO! O próprio maluco ai de cima afirma que as shisha’s têm efeitos nocivos, independentemente de serem menores, maiores ou iguais não recomendo, principalmente pela herpes. =/

Mas se você é do tipo que adora pagar pau ou que paguem pra você, vá em frente, as conseqüências virão com o tempo!

 

É possível que muitos vão discordar, achar desculpas, blábláblá, mas é a realidade da coisa, e como eu já disse uma vez aqui neste blog: “não estou aqui para convencer ou impor modos, apenas de informar e certamente de expressar minha opinião”.

fontes: aqui, aqui e aculá

Beijosmeliguem…

por Altruístico

From → Saúde

One Comment
  1. Rafa permalink

    Pois é neh…. certas pessoas deveriam ler isso com mta atenção ;P

Deixe uma Resposta

